DestaquesMaisFé.orgNotícias

Pres. Nelson doa seus registros médicos para a Universidade de Utah

O Presidente Russell M. Nelson de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias doou seus registros médicos e pesquisas – um total de 35 volumes – para a Escola de Medicina da Universidade de Utah.

Os relatórios de mais de 7.000 cirurgias “podem ser necessários especialmente por pacientes vivos que precisem de operações adicionais”, disse o presidente da Igreja e ex-cirurgião cardíaco na quarta-feira, 30 de agosto de 2023.

Ele falou em uma breve reunião à tarde com líderes da Universidade de Utah na sala do Conselho da Primeira Presidência no Edifício da Administração da Igreja na Praça do Templo em Salt Lake City.

O Presidente Nelson disse que a reunião, liderada pelo Élder Dale G. Renlund do Quórum dos Doze Apóstolos (ele próprio um ex-cirurgião de transplante cardíaco e graduado pela Universidade de Utah), foi “um ponto histórico em minha vida”.

Estavam presentes sua esposa, Irmã Wendy Nelson, o Presidente da Universidade de Utah, Taylor Randall, os Drs. Sam Finlayson e Craig Selzman (este último detém a Cátedra Presidencial Dr. Russell M. Nelson e Dantzel W. Nelson da Universidade) e Katie Eccles do conselho de administração da universidade.

“Sempre que uma operação cirúrgica é realizada em um grande hospital, um relatório dessa operação é ditado pelo cirurgião”, explicou o Presidente Nelson.

“Eu guardei cópias de todos os meus registros operatórios de 1954 a 1984, quando fui chamado para me dedicar ao serviço em tempo integral como membro do Quórum dos Doze Apóstolos. … Tenho certeza de que o responsável por esses registros terá em mente as relações confidenciais entre médicos e seus pacientes. Portanto, esses relatórios serão disponibilizados conforme necessário.”

Eccles expressou gratidão em nome de sua família pelo fato de os registros serem guardados na Biblioteca de Ciências da Saúde Spencer S. Eccles da Universidade.

“Estamos tão honrados por você ter confiado à Universidade de Utah o registro e a gestão destes documentos importantes,” disse Eccles.

“Enquanto estiverem aqui, eles estarão acessíveis para aqueles que desejam se aprofundar na pesquisa médica. Eles estarão aqui para motivar novos esforços pioneiros em cardiologia e, talvez o mais importante, inspirar jovens médicos para as gerações vindouras a usarem seus dons e talentos, assim como você fez, para melhorar a condição humana.”

Os volumes consistem em 30 livros de relatórios operatórios, três livros de reimpressões de mais de 100 publicações científicas do Dr. Nelson, um índice mestre de pacientes e a tese de doutorado do Dr. Nelson.

O Presidente Nelson também forneceu uma versão digitalizada de cada volume. Os únicos relatórios cirúrgicos não incluídos são aqueles feitos quando ele era professor visitante de cirurgia no México, Chile, Uruguai e na República Popular da China.

“À medida que permitimos que as pessoas estudem seus registros de maneira apropriada, elas verão como você foi inspirado e lembrarão que você não é apenas um grande médico de pessoas, mas também um grande médico de almas,” disse o Presidente Randall da Universidade de Utah.

“E [eles lerão] que você sentiu inspiração o tempo todo em que exercia sua profissão, o que acredito que o mundo em geral está muito necessitado. Agradecemos profundamente por você ter doado esses volumes à Universidade de Utah.”

O Presidente Nelson, que completará 99 anos em 9 de setembro, foi admitido na Escola de Medicina da Universidade de Utah em 1944. Ele recebeu sua graduação em M.D. em 1947, aos 22 anos, e um Ph.D. pela Universidade de Minnesota em 1954. Ele retornou a Salt Lake City em 1955.

Como médico, o Presidente Nelson foi talvez mais conhecido por sua participação no desenvolvimento de uma máquina de coração pulmão artificial suficientemente pequena para ser usada em uma sala de cirurgia. Possibilitado pelo apoio e encorajamento inestimáveis de sua primeira esposa, Dantzel, foi uma conquista que aumentou sua apreciação pelo dom da vida.

“Acredito que um cirurgião está em uma posição única para entender uma das maiores criações de Deus – o corpo humano,” ele disse uma vez. “Cada segmento do corpo me motiva à fé.”

Com a máquina de coração e pulmão, ele realizou a primeira cirurgia de coração aberto de Utah em novembro de 1955.

O Presidente Nelson serviu por 17 anos como diretor da Residência em Cirurgia Torácica na Universidade de Utah (que incluía treinamento em quatro hospitais) e presidente da Divisão de Cirurgia Torácica no LDS Hospital em Salt Lake City.

“Sou profundamente grato pelo papel importante que a Universidade de Utah desempenhou na minha educação e carreira cirúrgica,” concluiu o líder da Igreja. “Wendy e eu estamos felizes em doar esses registros valiosos à Universidade de Utah. Obrigado por aceitar esses documentos tangíveis da minha carreira cirúrgica.”

Fonte: Newsroom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *