Conselhos para missionários retornados aplicarem para sempre
Nota do editor: Este artigo foi escrito por Olivia Grayson sob o título “Advice from Returned Mission Leaders for the Rest of Your Life”.
Líderes de missão que serviram ao redor do mundo compartilham seus conselhos sobre como permanecer firmes no evangelho após voltar de uma missão.
Você serviu com todo o seu coração, mente, força e vigor, e agora é hora de voltar para casa. Talvez você esteja preocupado em manter seu testemunho tão forte quanto era quando você era missionário.
Você pode ter medo de não conseguir manter os bons hábitos do evangelho. Pode estar preocupado com a loucura da vida e do mundo se interpondo entre você e seu Pai Celestial.
Essas são todas preocupações muito reais e válidas. Então, perguntamos a líderes de missão que serviram ao redor do mundo: “Quais são os três conselhos você deu aos seus missionários ao terminarem a missão?”
Aqui estão três sugestões que eles compartilharam:
Faça as coisas pequenas e simples
Quando somos jovens, talvez não apreciemos totalmente o poder das “respostas simples”, ler suas escrituras, ir à igreja e orar. Mas durante a missão, essas práticas simples começam a ter uma importância mais profunda para nós.
No entanto, quando voltamos para casa, muitas vezes é “por causa da simplicidade do caminho, ou facilidade dele” que alguns começam a negligenciar lentamente essas práticas espirituais essenciais (1 Néfi 17:41).
Os líderes de missão Paul e Susan Harman serviram na Missão Brasil Santos. Quando perguntados sobre qual conselho compartilhariam, responderam: “Ore e leia o Livro de Mórmon todos os dias! Vá à igreja toda semana. Pague o dízimo todo mês.”
David e Bianca Palmieri Lisonbee serviram na antiga Missão Brasil Salvador. O conselho deles é: “Faça com que sua primeira conversa todos os dias seja com o Pai Celestial, sua primeira leitura todos os dias seja das escrituras (especialmente do Livro de Mórmon) e o primeiro décimo de tudo que você ganhar pertença ao Senhor. Coloque sempre os outros em primeiro lugar, prepare-se e planeje para ressuscitar na Primeira Ressurreição.”
É fácil se comprometer a viver essas práticas espirituais fundamentais quando você ainda é missionário. Mas, uma vez em casa, as tentações mundanas que você trabalhou tanto para bloquear estão agora ao seu redor.
Craig e Melissa Ballard serviram na Missão Oregon Portland. Eles responderam a esta pergunta dizendo: “O arrependimento é um presente. Arrependa-se, recomece e redirecione-se todos os dias. Lembre-se de que é mais sobre progresso do que sobre perfeição.”
Os líderes de missão Thomas e Susan Mullen serviram na antiga Missão Nova York Utica. Eles aconselharam: “Você precisará das revelações, dos sussurros do Espírito e muita fé em Jesus Cristo e Sua Expiação que vem do seu estudo diário e fervoroso do Livro de Mórmon.”
Lembre-se de seus convênios
O mundo em que vivemos está cheio de distrações. Quando perdemos de vista o que é mais importante, torna-se muito fácil parar de viver o evangelho de Jesus Cristo.
Muitos líderes de missão aconselharam seus missionários a manter o foco em Jesus Cristo, cumprindo seus convênios e frequentando o templo.
O irmão e irmã Ballard disseram: “Lembre-se de que ser um guardião de convênios é o que te dá acesso ao poder do sacerdócio. Se você quer manter o poder espiritual que tinha como missionário, guarde seus convênios!”
Marl e Dana Wiest serviram na Missão México Veracruz. Aqui estão seus pensamentos sobre o templo: “Ter uma recomendação atual do templo estabelece um padrão de decisões e um estilo de vida que é consistente com essa mesma trajetória espiritual positiva e ascendente.”
Os líderes de missão Brad e Debi Wilcox serviram na Missão Chile Santiago Leste. O conselho deles é: “Encontre alegria em seu relacionamento de convênio com Deus e Cristo e sinta-se confiante no cuidado Deles. Sinta o amor Deles e confie na graça Deles tão profundamente que, quando você escorregar, não vai desistir.”
Lembre-se de suas experiências e persevere até o fim
Lembrar das experiências espirituais que você teve em sua missão pode fortalecer sua determinação de continuar vivendo o evangelho ao longo de sua vida. Há poder em lembrar o que o Senhor fez por você.
Os líderes de missão J. Scott e Shiree Nixon serviram na Missão Brasil Fortaleza Leste. Eles deram esse conselho para seus missionários: “Só porque você está voltando para casa não significa que sua missão está terminando. Sua missão na verdade continua para sempre.”
Larry e Lisa Laycock serviram na Missão Chile Santiago Leste. O conselho final deles para cada missionário é: “Torne-se um discípulo vitalício de Jesus Cristo. Magnifique seus chamados e sirva com um coração alegre. Prossiga com firmeza em Cristo. Não se envergonhe do evangelho de Cristo.”
Voltar para casa de uma missão é uma experiência única para cada pessoa. Mas não precisa ser uma experiência difícil. Fazendo as coisas simples todos os dias e permanecendo digno de entrar no templo, você será abençoado com proteção espiritual.
Fonte: churchofjesuschrist.org
Veja também:
3 escrituras para fortalecer e ajudar um missionário
4 Coisas para saber antes de ir para missão
Posto original de Maisfé.org