DestaquesMaisFé.org

O desafio de ter um armazenamento de alimentos: como começar?

A frase “preparação para emergências” pode ser um gatilho para algumas pessoas. Pode parecer opressor e intimidador para alguns. Para outros, pode trazer preocupações sobre as atuais inseguranças financeiras ou os desastres naturais profetizados associados à Segunda Vinda.

Contudo, a preparação para emergências não precisa ser um processo que traz medo, ansiedade ou desânimo. Basta uma mudança de mentalidade para se sentir mais seguro em seus planos para se preparar para tais situações.

Pode ser desafiador preparar um armazenamento de alimentos e montar um kit de emergência. Pense desta maneira:

Preparar-se agora para é como pagar um seguro, pode parecer complicado ou desnecessário, mas será uma grande bênção mais tarde se surgirem desafios inesperados.

A preparação para emergências não é algo que só foi ensinado no púlpito nas últimas décadas, é um princípio que podemos aprender até mesmo com as histórias das escrituras mais queridas, como a parábola das dez virgens.

Em Mateus 25, Cristo conta a história de dez virgens; cinco eram prudentes e cinco eram insensatas. As cinco virgens prudentes tinham óleo extra para suas lâmpadas, mas as cinco virgens insensatas não.

Então, quando o noivo demorou muito mais do que o esperado para comparecer ao casamento, as cinco virgens tolas ficaram sem óleo.

Embora o azeite dessa história seja muitas vezes comparado à fé, à conversão e ao testemunho em preparação para a Segunda Vinda, também é um lembrete literal da preparação física.

Sempre haverá períodos e estações da vida que nos pegam de surpresa, e a última coisa que queremos é estar despreparados.

Kits de emergência de fila e arrecadação de alimentos! Se você não tem ideia de por onde começar, aqui estão alguns princípios básicos que você precisa saber.

O kit de emergência

Um kit de emergência deve ser facilmente acessível, portátil e completo para as necessidades básicas que você pode precisar se for forçado a sair de casa rapidamente.

Com certeza você já deve ter pensado em algumas coisas quando se trata de um kit de emergência: comida, água, suprimentos médicos e uma lanterna. Você pode comprar alguns itens por vez para preparar seu kit de emergência, reunir itens extras não utilizados em sua casa (como uma lanterna extra) ou pode comprar um kit pré-montado (que pode incluir até fósforos à prova d’água e um UNO – não é uma má ideia!).

Além de comida, água e suprimentos médicos, tanto a Igreja quanto a Cruz Vermelha recomendam ter alguns outros itens importantes incluídos em seu kit de emergência:

Cópias de documentos importante (como informações médicas, comprovante de endereço, escritura/aluguel de casa, passaportes, certidões de nascimento e apólices de seguro)

Carregadores portáteis e baterias extra (para celular, lanternas ou rádio)

Uma pequena quantia em dinheiro caso os sistemas bancários não estejam acessíveis

Além de preparar seu kit de emergência, considere preparar um plano de emergência com familiares ou amigos próximos.

Considere perguntas como: “Onde nos encontraremos se estivermos separados?” e “Para quais desastres devemos nos preparar?”

O Élder L. Tom Perry aconselhou que ter um plano prepara a nós e nossa família para as incertezas do futuro. Ele ensinou:

“A grande bênção de estar preparado nos liberta do medo, conforme garantido a nós pelo Senhor em Doutrina e Convênios: ‘se estiverdes preparados, não temereis’ (D&C 38:30)”.

Um bom armazenamento de alimentos

Aumentar o armazenamento de alimentos pode fornecer segurança em tempos tumultuosos, como desastres naturais, pandemias, entre outras circunstâncias imprevistas, como doenças prolongadas ou um período de desemprego, quando seu orçamento pode ser mais apertado do que o normal e seu kit de emergência de três dias não vai fornecer tudo o que você e sua família necessitar.

A Igreja recomenda ter três componentes em seu armazenamento de alimentos:

Fornecimento de alimentos para três meses: deve conter alimentos que você já está acostumado em sua dieta (como potes extras de margarina, frutas e vegetais enlatados ou bolachas de sua preferência).

Suprimento de alimentos de longo prazo: o armazenamento de alimentos de longo prazo é composto de alimentos básicos como trigo, farinha, arroz, macarrão, feijão e aveia – alimentos que duram mais de 30 anos.

Reserva de água: você deve armazenar pelo menos um galão de água por pessoa por dia.

É irreal supor que um suprimento de armazenamento de alimentos de longo prazo ou mesmo um estoque de três meses possa ser resolvido em uma ida ao supermercado. Por isso, o Presidente Gordon B. Hinckley ensinou:

“Podemos começar modestamente. Podemos começar com um suprimento de comida para uma semana e aumentar gradualmente para um mês e depois para três meses. (…) esse conselho não é novo. Mas temo que muitos achem que um suprimento de comida de longo prazo está tão além de seu alcance que não fazem nenhum esforço.”

Para alguns, a perspectiva de encaixar vários anos de alimentos básicos extras no orçamento mensal ou semanal do supermercado pode parecer impossível a princípio.

Em vez disso, tente aumentar seu armazenamento pouco a pouco. Compre um ou dois itens por semana ou por mês no supermercado e reserve-os para o armazenamento de alimentos, você ficará surpreso com a rapidez com que seu estoque vai aumentar.

O objetivo da preparação para emergências é estar preparado em caso de evacuação de curto prazo ou contratempos de longo prazo e não adicionar estresse e preocupação em sua vida.

Há muitas coisas que acontecem em nosso mundo hoje sobre as quais temos pouco ou nenhum controle, e certamente não temos poder para decidir quando as dificuldades podem surgir em nossas vidas.

Contudo, temos poder para nos preparar! E há muitas maneiras de fazer isso – obtendo educação, economizando, evitando dívidas e armazenando alimentos.

Basta a cada dia o seu mal

Mas lembre-se, preparar e planejar não é o mesmo que se preocupar. Quando Jesus deu o Sermão da Montanha, Ele ensinou Seus discípulos a acumular tesouros no céu e considerar como Deus cuida das necessidades de Seu povo, assim como Ele veste os lírios do campo. Após essas palavras de conforto, veio uma advertência final no final de Mateus 6:

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

Agora você pode ler essa escritura e pensar: “Como posso não pensar no amanhã? Como não planejar o futuro?” Mas o Senhor não está nos dizendo para não planejar o amanhã.

Em vez disso, Ele está dizendo para não se preocupar com o amanhã, porque o amanhã cuidará de si mesmo. Ele está dizendo que o que está acontecendo hoje – nossos esforços e ações – é suficiente.

Não podemos controlar os resultados de nosso amanhã, mas podemos controlar as ações de hoje.

Portanto, quando você pensar que a tarefa de preparar o armazenamento de alimentos ou um kit de emergência pode ser um fardo, lembre-se dessas palavras. O amanhã cuidará de si mesmo. Controle e faça o que puder HOJE, e sempre será o suficiente.

Fonte: LDS Living

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *