DestaquesMaisFé.org

O que é arrebatamento?

Nas escrituras vemos que homens foram arrebatados por Deus para desfrutarem de visões extraordinárias. Este foi o caso de João, o Amado que foi arrebatado num domingo vários séculos atrás (Apocalipse 1:10).

Por definição, arrebatar significa ser transportado de maneira miraculosa para um lugar longe, ou elevado.

Há dois tipos de arrebatamento mencionados nas escrituras. Um para permitir que revelações especiais possam ser concedidas, como o exemplo de João. Outro, para salvaguardar um servo de Deus.

Outro exemplo do primeiro tipo de arrebatamento é o de Néfi, que foi “arrebatado a uma montanha muito alta, que [ele] nunca vira e sobre a qual nunca havia posto os pés” (1 Néfi 11:1). Néfi foi arrebatado para aprender por meio do Espírito Santo o plano de salvação.

Um exemplo do segundo tipo de arrebatamento é encontrado em outro homem chamado Néfi (filho de Helamã), que foi “levado pelo Espírito, de multidão em multidão” para que o povo não pudesse agarrá-lo e pô-lo na prisão e para que ele anunciasse a todos a palavra de Deus” (Helamã 10:16-17).

Aprendemos ainda que o arrebatamento pode transportar uma pessoa para um lugar especial e incomum (Moisés 1:1), transformar um lugar comum em um lugar santo (como no monte da transfiguração, Mateus 17:2; e no bosque sagrado, JS – História 1:15-17).

Também aprendemos que pode apenas levar o penitente a um lugar diverso, ainda que ordinário (como no caso do Salvador, que foi transportado pelo Espírito para o Templo – TJS Mateus 4:1, 5-6, 8-9).

Quando uma pessoa é arrebatada sofre uma mudança física, a qual chamamos de transfiguração (GEE “Transfiguração”). A transfiguração faz com que suportemos visões da eternidade, mas aparentemente pode nos alienar de tal modo que não sabemos se estamos no corpo ou fora dele (II Coríntios 12:4).

Assim, a transfiguração é temporária difere da transladação. No Guia de Estudo das Escrituras, o termo “Seres Transladados” é definido como:

“Pessoas que são transformadas, de modo que não experimentam a dor nem a morte até o momento de sua ressurreição para a imortalidade.”

Um exemplo claro de transladação é o que aconteceu com Enoque e a cidade de Sião. Em Gênesis 5:24 lemos:

“E Enoque andou com Deus; e não estava mais, porquanto Deus para si o tomou.”

O arrebatamento é um dos aspectos do Milênio. Todos os justos que estiverem vivos quando Cristo voltar serão arrebatados para que a Terra seja elevada a uma glória Terrestrial, já os iníquos serão queimados (GEE “Terra – Purificação da Terra”; “Segunda Vinda de Cristo”).

Notas

Podemos ainda acrescentar um outro tipo de arrebatamento. Embora seja muito singular, o que nos leva a pensar que seja um caso único – é o arrebatamento de Maria, mãe do Senhor. Ela foi arrebatada para ficar grávida, mesmo permanecendo virgem, do Filho do Pai Celestial (1 Néfi 11:19).

Veja também: Doutrina ou opinião: como saber o que é a palavra de Deus

Posto original de Maisfé.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *