O que significa ‘sua melhor roupa’? A seguinte explicação pode aprofundar sua adoração na Igreja.
“Acha que alguém vai perceber?” meu marido falou, com sandálias nos pés enquanto caminhávamos juntos para a capela.
“E tem como não perceber?” Eu ri. “Na pior das hipóteses, o pessoal vai pensar que você é novo na igreja e ainda está se acostumando a usar roupa social. E aí eles vão ser super gentis com você!”
Na correria daquele final de semana, só jogamos todas as nossas coisas no carro e pegamos a estrada para visitar meus pais. Entre as coisas que esquecemos, estavam os sapatos do meu marido. Queríamos ir à igreja com a minha família, então ele teve que usar a única coisa que tinha — sandálias.
O seu calçado pouco comum inevitavelmente causou uma estranheza entre as pessoas. Mas escolhi ter a esperança que quem quer que percebesse, não se preocupasse muito. Afinal, qualquer um que soubesse o contexto ficaria feliz por termos escolhido ir à Igreja, usando o melhor que tínhamos.
Quer seja seu filho de três anos com um sapato faltando, a camisa amarrotada de um adolescente ou um vestido com uma mancha, muitas situações podem fazer com que nossa experiência de adoração pareça menos do que adequada, se permitirmos. As nossas reuniões dominicais devem ser alegres e tranquilas. Mas talvez algumas pessoas estejam tão preocupadas com as definições culturais do que é “a sua melhor roupa” que se sentem muito desconfortáveis para frequentar a Igreja.
Mas, se analisarmos o manual da Igreja e as próprias palavras do Salvador, descobriremos uma diretriz encorajadora que pode ajudar a elevar nossa experiência de adoração aos domingos.
O que diz o manual da Igreja?
Em relação aos trajes de domingo, o manual da Igreja enfatiza o propósito por trás de nossas reuniões:
“Todos são bem-vindos a participar da reunião sacramental, de outras reuniões dominicais e de eventos sociais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O responsável pela reunião deve garantir que todos os presentes respeitem o ambiente sagrado.
“Aqueles que comparecerem devem evitar perturbações ou distrações contrárias ao culto ou a outros fins da reunião. [Isso inclui] roupas ou acessórios que causem distração.”
Devemos fazer o possível para que nosso vestuário e comportamento “[ajudem] a manter um ambiente sagrado para todos os presentes, com uma ênfase especial na adoração ao Pai Celestial e ao Salvador.”
Todos são bem-vindos, e o vestuário deve ser adequado para o espírito da reunião. Muito simples!
O que o profeta disse?
Embora profetas e líderes possam ter dado mais detalhes sobre as diretrizes de vestuário e aparência no passado, nosso profeta atual mudou nossa atenção para um foco ainda maior e mais sagrado:
“O Senhor precisa que você pareça, soe, aja e se vista como um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo”, disse o Presidente Russell M. Nelson aos jovens.
Em um discurso da Conferência Geral, ele observou: “quando seu maior desejo é deixar Deus prevalecer, fazer parte de Israel, muitas decisões se tornam mais fáceis. Tantos problemas deixam de ser problemas! Você sabe a melhor forma de se preparar.”
O livreto atualizado Força dos Jovens também se concentra nos princípios por trás do vestuário e da aparência. Ele enfatiza duas verdades simples:
Seu corpo é uma dádiva sagrada de Deus.
O corpo deve ser tratado com respeito.
Essas diretrizes mostram que o significado de “melhor roupa” vai muito além da moda. É sobre a sua intenção – não o preço ou a marca—do que você veste, pois estamos nos aproximando de um altar.
O que Jesus Cristo disse?
O Salvador ensinou que os membros da Igreja não devem “expulsar ninguém das reuniões públicas, que são realizadas perante o mundo” (Doutrina e Convênios 46:3).
“Todos são iguais para com Deus”, e Ele convida todos a” virem a Ele e participarem de sua bondade ” (2 Néfi 26:33).
“E vedes que eu ordenei que nenhum de vós fosse embora, mas ordenei que vissem a mim, para que pudessem sentir e ver” (Néfi 18:25).
Olhando para o que os líderes inspirados da Igreja e o próprio Senhor disseram, vemos apenas convites amorosos para vir, adorar e ajudar uns aos outros a lembrar-se do Salvador.
Vista o seu melhor, tendo em mente o sacramento. É isso. Se você está procurando uma lista detalhada de prós e contras, você não vai encontrar
Sim, as sandálias do meu marido não eram ideais para a ocasião. Sabíamos disso. Mas eles eram a única opção e, por conta disso, nossa melhor opção. A realidade do evangelho sempre acolhedor de Jesus Cristo é que, posto em prática, há espaço para aquilo que não foi planejado. A melhor roupa de cada pessoa é diferente.
Se a melhor coisa em seu guarda-roupa é uma calça jeans ou uma sandália, vista essas coisas e venha para a Igreja no domingo.
Estamos ansiosos para te ver por lá.
Fonte: LDS Living
Posto original de Maisfé.org