Construídos em 2 semanas? Conheça a inovação na construção de templos
Quando o presidente Russell M. Nelson foi chamado como presidente da Igreja em 2018, havia 159 templos em funcionamento. Desde então, 133 novos templos foram anunciados, juntamente com numerosos outros projetos de restauração e construção de templos ao redor do mundo.
“Não podemos levar cinco ou 10 anos para construir um templo agora e acompanhar o presidente Nelson”, disse o Bispo W. Christopher Waddell, Primeiro Conselheiro na Presidência do Bispo, ao Church Newsroom.
“[Devemos encontrar] maneiras de ser mais produtivos, usar recursos sagrados de forma mais eficaz, talvez mudar a forma como fazemos as coisas de certa maneira.”
E com a ajuda de uma empresa de design de construção engenhosa no Alabama, a Igreja encontrou uma maneira de acompanhar as demandas de novos projetos de templos, construindo templos modulares.
Uma empresa chamada BLOX, sediada em Bessemer, Alabama, ajudou a Igreja a testar um revolucionário método de construção modular para permitir um tempo de construção extremamente rápido para novos templos. A estrutura do Templo de Helena, Montana, foi montada no local em apenas duas semanas.
Construção modular
“Nenhum prédio jamais foi construído neste nível com construção modular”, disse Matt Burke, do Departamento de Projetos Especiais da Igreja.
Antes de trabalhar com a Igreja, o foco da BLOX estava em salas de emergência em hospitais e unidades de isolamento montadas rapidamente para lidar com a falta de leitos devido à COVID-19.
Agora, um projeto de templo modular foi desenvolvido “para que possamos levar o templo a qualquer lugar do mundo”, disse Burke.
Com o novo Templo de Helena, Montana, o templo de aproximadamente 930 metros quadrados e aproximadamente 23 metros de altura foi criado a partir de 25 peças pré-fabricadas, todas fabricadas no Alabama, que foram então embaladas e enviadas para o local do templo em Montana.
As paredes e pisos modulares foram montados no local e os sistemas elétrico, hidráulico, de aquecimento, refrigeração e ventilação, revestimento de pedra art déco e torres foram adicionados posteriormente.
Antes de iniciar o projeto, o CEO da BLOX, Chris Giattina, e sua equipe visitaram templos no Arizona e no Tennessee para conhecer mais sobre os templos da Igreja.
Desde então, Giattina tem chamado o programa do templo de “extraordinário” e “sagrado”. “Não é algo que você faz casualmente”, ele disse ao Church Newsroom, e a BLOX não poupou despesas ao aperfeiçoar seus métodos e precisão.
Giattina diz que, quando eles montam as unidades, a equipe sabe, com a precisão de um laser, se cada peça está correta ou não.
Você pode ler a história completa e encontrar mais informações em inglês sobre a casa aberta e a dedicação do Templo de Helena, Montana, no Church Newsroom.
Templos no Brasil
Atualmente no Brasil temos 20 templos entre dedicados, em construção e anunciados sendo eles:
- Templo de Belém
- Templo de Belo Horizonte (anunciado)
- Templo de Brasília ((a ser dedicado em setembro de 2023)
- Templo de Campinas
- Templo de Curitiba
- Templo de Fortaleza
- Templo de Londrina (anunciado)
- Templo de Maceio (anunciado)
- Templo de Manaus
- Templo de Natal (anunciado)
- Templo de Porto Alegre
- Templo de Recife
- Templo de Salvador (em construção)
- Templo de Santos (anunciado)
- Templo de São Paulo
- Templo de São Paulo Leste (anunciado)
- Templo de Teresina (anunciado)
- Templo de Vitória (anunciado)
- Templo de Ribeirão Preto (anunciado)
- Templo do Rio de Janeiro
Será que algum deles vai ser construído com esse novo método?
Veja também:
[embedded content]
Esta matéria/artigo apareceu primeiro em maisfe.org